Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
3 de agosto de 2017 às 09:40.

As pesquisas eleitorais do 1º turno da eleição suplementar de 2017

compartilhar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Entre o mês de junho e a manhã desta quinta-feira, 3, foram registradas dezessete pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apontar as intenções de votos dos candidatos a governador do Amazonas, nesta eleição suplementar de 2017.
Os institutos que mais solicitaram registro junto ao TSE foram o Instituto Diário de Pesquisa – IDP/Diário do Amazonas (22/06, 18/07, 26/07 e 31/07), o Design, Marketing e Propaganda – DMP/Rede Tiradentes (19/06, 15/07, 28/07 e 30/07) e o #Pesquisa365 (19/06, 10/07, 26/07 e 28/07), cada empresa com quatro estudos.
O IDP publicou três pesquisas e deverá divulgar uma de boca de urna no próximo domingo. A DMP já divulgou duas e tem outras duas com publicações programadas para os dias 4 e 6. E a #Pesquisa365 publicou três registradas e vai divulgar uma quarta no sábado, dia 5. Ressalte-se que publicamos dois estudos antes da exigência legal de registro junto ao TSE.
A Action Pesquisas de Mercado registrou duas pesquisas (21/07 e 01/08), porém, não publicou a primeira e, no domingo, deverá divulgar uma de boca de urna. Já a Pontual registrou uma pesquisa no dia 8 de julho, mas não a publicou, mesma situação da desconhecida Infoestat Soluções em T. I. e Estatística, que registrou um estudo em 24 de julho, sem, no entanto, divulgá-lo. E completando as dezessete, a Intake Marketing e Pesquisa registrou um estudo eleitoral no dia 22 de julho.
De um modo geral, não há divergências substanciais nos números publicados pelas empresas para este pleito. Todas estão apontando a vitória de Amazonino Mendes nos dois turnos, à exceção da pesquisa da Intake, que colocou a candidata Rebecca Garcia vencendo Eduardo Braga ou Amazonino, nos seus dois cenários de 2º turno.
Evolução dos votos válidos da #Pesquisa365
A tabela que apresentamos abaixo contém a evolução dos cinco estudos eleitorais já publicados pela #Pesquisa365 entre maio e agosto. Podemos observar que a candidatura de Amazonino dobrou a sua intenção de votos, de 18% para 36%. Eduardo Braga liderava com 30%, e nesta última pesquisa ficou com 25%, uma redução de cinco pontos percentuais.
Rebecca iniciou com 9% e no último estudo obteve 21%. José Ricardo começou com 8% e neste momento está com 9%. Seu maior adversário foi seu vice na chapa, que desfigurou a sua imagem positiva. Marcelo Ramos era o segundo colocado, com 21%, em 16 de maio, porém, Alfredo vetou a sua candidatura e fechou um acordo com Eduardo com o aval do próprio Marcelo. Muito provavelmente, ele seria um forte postulante a disputar o 2º turno em uma candidatura solo. Agora, seu futuro político depende da vitória de Eduardo. Caso contrário, sairá do processo eleitoral bem menor do que entrou.
A #Pesquisa365 não irá realizar pesquisa de boca de urna no domingo, pois acreditamos que o estudo que divulgaremos no sábado, dentro da margem de erro, acertará o resultado em sua plenitude. Recomendamos que todos compareçam às suas seções eleitorais para exercerem o seu direito constitucional, mesmo que o seu sentimento sobre o processo eleitoral seja o mais negativo possível.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”19993″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Comentários