Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
16 de dezembro de 2016 às 11:38.

Sucessão presidencial: as intenções de votos do manauara

compartilhar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Diferentemente de alguns Institutos de Pesquisa, que recentemente divulgaram estudos sobre os possíveis candidatos à presidência da República, a #PESQUISA365 optou por oferecer uma relação maior de prováveis presidenciáveis, incluindo o nome do empresário Roberto Justus que, há pouco tempo, passou a divulgar a intenção de ser candidato. Também inserimos o nome do senador Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, que propugna a saída do presidente Temer; da deputada Jandira Fegalli, do PCdoB do Rio de Janeiro, uma vez que o partido tem sinalizado que não deverá compor com qualquer outro partido político. O representante mais à esquerda se faz representar pelo deputado Chico Alencar, do PSOL. Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro e representante da ala mais conservadora; Ciro Gome, político de notoriedade nacional e, naturalmente, os nomes mais lembrados e sempre inseridos em todas as pesquisas eleitorais nacionais: Marina, Lula e Aécio Neves.

Os números obtidos apontam a liderança para Marina Silva, com 18,6% das intenções de voto. Empatado tecnicamente aparece o ex-presidente Lula, com 17,7% (posições em nada diferentes das pesquisas nacionais divulgadas ultimamente). Aécio Neves aparece em terceiro lugar, com 13,3% e Jair Bolsonaro na quarta colocação, com 11,1%. Desempenho surpreendente teve Roberto Justos, empresário e apresentador de programa de televisão, personagem que jamais se candidatou a qualquer cargo eletivo ou exerceu cargo público, que obteve % 6,3%, um excelente desempenho para quem tem o seu perfil, superando o político nacionalmente conhecido, Ciro Gomes, que, em duas eleições presidenciais anteriores, obteve expressivas votações no Amazonas. Nesta pesquisa Ciro teve 2,7% das intenções de voto. Os resultados dos demais candidatos foram previsíveis, uma vez que estes não têm expressiva visibilidade nacional. Jandira ficou com 0,4%; o deputado Chico Alencar com 0,3% e o senador Ronaldo Caiado com 0,1%. Os três juntos não obtiveram 1,0%.

O destaque da pesquisa, sem dúvida, foi o desempenho de Roberto Justos, menos pelo percentual alcançado, mais por estar à frente de quatro políticos de carteirinha (três deputados e um ex-governador). Se somarmos o número obtido por Ciro e os três últimos, perfará 3,5%, um pouco mais da metade conquistada por Justos.

Mas a liderança das intenções de votos não recaiu sobre os nove nomes oferecidos, esta ficou com a opção Nenhum deles, com 24,6%.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”19266″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Comentários