Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte

Biografia

Durango Duarte

Durango Duarte iniciou o curso primário em 1970 no Colégio Marieta D’Ambrósio, cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul). Cinco anos depois, em 4 de fevereiro, transferiu-se com os seus pais para Manaus, onde ingressou no Colégio Militar. Permaneceu na capital amazonense até dezembro de 1978. De volta ao sul do Brasil, concluiu seus estudos no Colégio Militar de Porto Alegre, e, em seguida, ingressou no curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e no curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sua militância estudantil teve início na capital gaúcha e se estendeu até o final dos anos 80 em Manaus, cidade que o recebeu novamente em 7 de julho de 1982. Nesse mesmo ano, o então aluno da Universidade do Amazonas (UA) participou do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) como delegado eleito pelo curso de Matemática. Logo em seguida, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Atuou ainda como conselheiro universitário, diretor de entidades estudantis, fundador do Diretório Acadêmico de Engenharia (antigo “Engenhoca”), diretor do Diretório Central dos Estudantes e coordenador nacional dos estudantes de Engenharia. Dentro deste período de atividade política, também atuou no movimento pela redemocratização do País, na campanha Diretas Já! e na democratização das eleições para diretor e reitor da UA, entre outras conquistas em que participou.

Em 24 de fevereiro de 1988, o agora estudante de Jornalismo rompeu com o PCdoB e foi convidado por Omar Aziz (colega dos tempos do curso de Engenharia e atual senador do Amazonas) para trabalhar na Fundação de Apoio e Desenvolvimento Comunitário (Fundac), onde exerceu o cargo de diretor executivo. Neste mesmo ano, colaborou com a primeira campanha eleitoral de Omar para a Câmara Municipal de Manaus. E nos anos de 1989 e 1990, atuou como consultor do então prefeito Arthur Virgílio Neto.

Ainda em 1990, começou a desempenhar um trabalho embrionário de pesquisas de opinião pública, em parceria com os professores do Departamento de Estatística da UA, e, concomitantemente, desenvolveu a primeira apuração paralela ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Ressalte-se que naquela época a contagem dos votos demorava mais de vinte dias para ser finalizada. Mesmo assim, Durango antecipou o resultado da eleição de governador menos de sete dias após o pleito, projeto realizado com o jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador da Rede Calderaro de Comunicação.

Seu trabalho informal como pesquisador continuaria até a eleição de 1992, pois, em 13 de julho de 1993, Durango fundou a Perspectiva Tecnologia da Informação, que se notabilizou por ser a única empresa de pesquisa a acertar todos os resultados eleitorais no estado do Amazonas.

Além das pesquisas eleitorais, a Perspectiva, que depois passou a adotar a denominação #PESQUISA365 Informações Inteligentes, já desenvolveu mais de mil projetos de pesquisa de opinião e de mercado, com destaque para o Top of Mind, que apresentava as marcas e produtos mais presentes na mente do consumidor amazonense e cuja última edição ocorreu em 2013.

Em 2005, o pesquisador lançou sua primeira obra literária intitulada “Informação é tudo”, um livro técnico sobre a sucessão municipal de 2004 em Manaus. E foi através dos livros que Durango deu início a um processo de valorização da história da cidade que o acolheu, um hobby que acabou se tornando uma missão: recuperar e preservar a memória da capital amazonense.

Com esse objetivo, em 2009 ele produziu um novo livro, “Manaus, entre o passado e o presente”, uma grande obra que relata a história de aspectos da nossa urbe, como praças, monumentos, escolas, igrejas, pontes, entre outros. Desde então, outras produções literárias se sucederam, com a mesma temática.

Naquele mesmo 2009, em 29 de junho, o empresário fundou a The Voice, empresa de veiculação de comerciais em mídia eletrônica, por meio de painéis de LED de 40 m2 e de 18 m2, a pioneira do Amazonas. Cinco anos mais tarde, em dezembro 2014, ele criou um blog para expor suas ideias, publicar pesquisas, acervo histórico, vídeos eleitorais, dentre outros conteúdos.

Durango Duarte ainda editou e publicou as seguintes obras: Caso Delmo: o crime mais famoso de Manaus (2011), 343 Manaus (2012), 61 dias em 1964 – 50 anos do Golpe Militar (2014), Um Historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias: uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa (2014), DD Charges (2014), Imprensa Amazonense (2015), Crônica de Manaus (2017),  José Osterne de Figueiredo: um grande azarado ou um assassino em série? (2017), A Sétima Arte em Manaus (2017), Imprensa Amazonense – Caso Batará (2020), Manaus Série 1960 (2020), Manaus 350 Anos (2020), Coletânea de entrevistas – Movimento estudantil no Amazonas (2020), RUBBER – Apogeu e Declínio da Borracha na Amazônia (2020), A Batalha do Movimento Estudantil [1980] (2020), A vida musical em Manaus [1950 a 1960] (2020), Uma breve História da Província do Amazonas (2020), 50 Anos Hoje  – Volume I (2022), 50 Anos Hoje  – Volume II (2022) e 50 Anos Hoje  – Volume III (2022). Zona Franca de Manaus: Uma breve história (2023). Praças Históricas de Manaus. (2023).

Sua paixão pela história, especialmente as memórias sobre a capital amazonense, o motivaram a fundar, em 10 de agosto de 2015, o Instituto Durango Duarte (IDD), uma instituição sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, dotado de uma unidade de informação especializada nas áreas de Ciência Política e de História contemporânea de Manaus, do Amazonas, do Brasil e dos países de língua portuguesa. A inauguração oficial do IDD aconteceu em 15 de abril de 2016.

Sempre acompanhando as tendências dos mercados regional e nacional, em fevereiro de 2019, Durango constituiu a empresa iMarketing, que incorporou a #PESQUISA365 e toda a ampla expertise, background e estrutura acumulados em mais de duas décadas de atuação no campo das pesquisas de mercado, de opinião e eleitorais. Todos os estudos produzidos pela antiga #PESQUISA365 passaram a utilizar a marca iMarketing Pesquisa. Além do núcleo de estudos estatísticos, a nova empresa possui também a iMarketing Agência Digital e a iMarketing Monitoramento.

Em 2019, Durango Duarte recebeu dois prêmios por sua contribuição literária em prol da valorização e preservação da história da capital amazonense: a “Medalha de Ouro Cidade de Manaus”, pela Câmara Municipal de Manaus, e o título de “Cidadão do Amazonas”, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Vítima de manobras políticas que pretendiam cercear seu direito à liberdade de expressão e pensamento, no dia 24 de maio de 2021, Durango devolveu seu título de “Cidadão do Amazonas” à Aleam. Em uma entrevista local, o publicitário havia tecido críticas à agenda da legislatura vigente na Assembleia Legislativa, que, segundo ele, deveria ser mais proativa. Sua fala foi mal interpretada por alguns parlamentares que, por conta disso, decidiram, numa votação a toque de caixa, cassar a sua condecoração dois dias depois de Duarte já ter realizado a devolução por iniciativa própria.

Naquele mesmo ano, o empresário lançou, através da iMarketing, o Projeto iMotion, que utiliza drones para a captação de imagens em 4K Ultra HD, possibilitando a produção de fotos e vídeos – de ângulos inéditos e criativos – para fins publicitários de empresas privadas, de instituições públicas e de localidades.

O ano de 2021 também marcou a fundação da Red Agency, agência de publicidade focada nas mídias mais tradicionais (off-line), e viu o nascimento da DMD Holding, criada para gerenciar todas as suas empresas (Perspectiva, The Voice, iMarketing e Red Agency).

E no fim de 2021, após passar por um criterioso processo de seleção, Durango Duarte se tornou professor voluntário do curso de Arquivologia, da Universidade Federal do Amazonas, na disciplina Tópicos Especiais em Arquivologia, História e Patrimônio.

Durango Duarte é escorpiano, nascido no dia 11 de novembro de 1963, na cidade de Cachoeira do Sul (RS). É casado com Kelly Roberta Tadros Duarte e pai de Luiza Ynne Souza Duarte e Bárbara Carolina Tadros Duarte.