Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
2 de junho de 2021 às 09:51.

Termo de devolução de título concedido à Durango Duarte no dia 24 de maio.

compartilhar

Quem me conhece, sabe bem que eu, Durango Martins Duarte, tenho uma longa história e trajetória construída no estado do Amazonas, onde constituí a minha família, e desde os anos 80 venho lutando pela democracia, ainda à frente de movimentos estudantis, em Manaus.

Antes mesmo de falar sobre o objeto central, que é a devolução do título de cidadão amazonense, devo reiterar todo o meu respeito à Assembléia Legislativa do Amazonas e demais instituições democráticas, as quais sempre defenderei.

Bom, a verdade dos fatos é que o projeto de lei n.º 255/2021, de autoria do deputado Fausto Vieira dos Santos Junior, tem a única e exclusiva finalidade de revogar o título de Cidadão Amazonense que a mim foi conferido, pelo simples fato de eu ter concedido uma entrevista ao Portal Real Time1, na qual exerci a minha total liberdade de expressão, afinal, é um direito assegurado não só a mim, mas a todo e qualquer cidadão brasileiro.

Vale ressaltar que, independente das minhas opiniões, sendo elas de forma crítica, a grande verdade é que todas elas estão sempre amparadas em argumentos técnicos e informações fidedignas e acessíveis, aspectos esses que não abro mão.

Portanto, vejo o projeto como um ato de censura e reafirmo que jamais abrirei mão da minha liberdade de expressão.

O outro lado da moeda é o fato de que o atual Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, o qual foi concedido o título de Cidadão Amazonense, ter ido totalmente na contramão da finalidade de tal honraria, que é a de reconhecer os relevantes serviços prestados ao Estado e ao povo.

Jamais podemos esquecer as medidas tomadas por ele, que vêm prejudicando a economia, inclusive com uma sinalização para acabar com a nossa Zona Franca de Manaus e, o mais grave, a total omissão durante a pandemia, por conta da falta de oxigênio no Amazonas, que teve repercussão mundial.

Por isso mesmo, estou, sim, realizando a devolução do título de Cidadão Amazonense, o que não significa que eu deixe de me considerar um, afinal, toda a minha história foi construída aqui.

Então, com ou sem o título, eu me considero um cidadão amazonense de coração, e com muito orgulho. Até mesmo porque já são mais de 40 anos que aqui estou e, também, a minha esposa e as minhas duas filhas são amazonenses.

Portanto, jamais negociarei a minha liberdade de expressão, de pensamento, e todas as conquistas as quais sempre lutei e continuarei lutando.

Data da devolução do título de cidadão Amazonense: 24 de maio de 2021

Comentários